Sobre o Guga

“Sempre no limite, até o próximo treinamento”

Augusto Sergio de Oliveira Ribas é um pioneiro. Este carioca, mais conhecido como Guga Ribas, tem o privilégio de ostentar em seu currículo de 19 anos no automobilismo uma experiência única: ser o primeiro piloto brasileiro campeão mundial de kart, título conquistado em 1986, em Jacksonville, na Flórida. Este recorde foi homologado em 2012 pelo RankBrasil, empresa que registra exclusivamente recordes brasileiros.

Durante quase duas décadas, Guga fez história no kartismo e no automobilismo passando pelas categorias Fórmula Ford, Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos e Stock Car. Nas 171 corridas que disputou, terminou 57% delas entre as três primeiras posições, com 48 vitórias, 33 segundos lugares e 17 terceiros lugares, além de 43 pole positions.

Esportista inveterado, após abandonar as pistas, em 1996, Guga estreou imediatamente no Tiro Prático, nas modalidades IPSC e Desafio do Aço. Hoje, o atleta é reconhecido como uma das potências e referência para outros atiradores do IPSC. Na bagagem, títulos nacionais e europeus, além de um vice-campeonato Mundial.

Depoimentos

“O Guga é uma referência no esporte a nível nacional. Percebo que a presença dele valoriza as competições. Todos sentem falta dele quando não compete. Eu já o conhecia como atleta do Kart e então eu fui conhecê-lo como atirador. Comecei a observá-lo e durante uma prova fui conversar com ele e conhecê-lo melhor. Acabei me surpreendendo com a simplicidade e a educação dele e me tornei um fã! O Guga trata o “adversário” dele como amigo e passa a sua experiência com humildade.”

Marcelo Mayrink, atleta da IPSC - Modified