a better you Worldwide

DIRETO DO PÃO DE AÇÚCAR

Em decorrência da paixão de Patrick Kummer pelo IPSC, a Atlas-Taktik foi buscar recentemente uma extensa gama de produtos desenvolvidos pelo atleta de elite brasileiro Augusto Sergio de Oliveira Ribas, mais conhecido como Guga Ribas. Escolhemos alguns produtos que carregam a marcante logo do pinguim e os testamos na prática.

Quando se pensa em Brasil as imagens que vêm instintivamente à cabeça são do Pão de Açúcar, de Copacabana ou de futebol, mas o Brasil possui também excelentes instalações para o Tiro Prático e vários atletas de ponta, entre os quais Guga Ribas. Atirador de IPSC ativo e bem-sucedido mundialmente, Guga sabe como ninguém da importância do equipamento no desempenho do atleta e está sempre buscando satisfazer os requisitos deste exigente mercado. Ele vem projetando e fabricando há algum tempo equipamentos com uma gama de produtos que vão do coldre, passando pelos porta-carregadores até um kit de proteção contra o sol para as miras C-More. Sua paixão pela velocidade (afinal Ribas foi um renomado piloto de kart e de automobilismo antes de fazer carreira no IPSC) pode ser percebida no seu Rig que valoriza a ergonomia e a adaptabilidade aos movimentos do atirador.

ESTRELA DO CONJUNTO

Velocidade de saque, ajuste seguro da arma no coldre e versatilidade a diferentes pistolas são as maiores características do produto principal da Guga Ribas, o coldre Universal. Em primeiro lugar, o coldre impressiona pelas suas dimensões compactas, uma vez que ele segura a pistola apenas na área do guarda-mato e o corpo do coldre é estendido ligeiramente para a frente na direção do frame. O coldre Guga Ribas Universal destaca-se como um representante típico de coldre minimalista de “estilo bikini”. Não tem fixações laterais, entretanto elas não são necessárias em virtude de um sofisticado sistema de segurança consistindo em elementos passivos e ativos O dispositivo de segurança está disposto em ambos os lados do guarda-mato e pode ser ajustado de várias maneiras além de ser ativado quando a arma é inserida no coldre. Quando o atirador levanta, mesmo que levemente a arma, a trava passiva a libera. Mas a resistência do sistema ativo ainda pode ser regulada por um parafuso externo. O sistema de segurança passivo do lado direito do coldre possui uma alavanca com 3 posições: na posição mais alta a trava é desativada e não possui influência sobre a liberação da arma. É nesta posição que são possíveis os saques mais rápidos. Com a alavanca abaixada na segunda posição, a trava interna é bloqueada e permite até mesmo os movimentos mais dinâmicos sem o risco da arma cair do coldre. No entanto, em virtude da alavanca estar ergonomicamente localizada ao lado do cabo da arma é muito fácil levantá-la com o dedo médio ao sacar a arma do coldre liberando-a dessa forma. Com um pouco de treinamento isso se torna muito simples. Se a trava for colocada na terceira posição, ela fica tão distante que a desativação acidental torna-se quase impossível. Em relação às outras possibilidades de ajustes, o coldre Guga Ribas Universal também atende: Tanto o ângulo que pode ser ajustado através de uma junta esférica na alça do suporte, bem como a altura pode ser regulada de várias maneiras. Mas o real destaque do produto ainda está por vir: abrindo-se o coldre ao meio, a largura do guarda-mato pode ser ajustada através de um mecanismo de parafusos. Esta opção, juntamente com a possibilidade de ajuste de altura e comprimento das travas internas, bem como diversos insertos incluindo os intercambiáveis para o guarda-matos simétricos e assimétricos entregues com o produto, coloca o dono de um Coldre Guga Ribas Universal na condição única de poder ajustar seu coldre para praticamente todas as pistolas. Resumindo: a arma pode mudar, mas o Guga Ribas Universal permanece! Além da versão para pistola que apresentamos aqui, o coldre Universal também está disponível em uma versão especial para revolver chamada R-EVO. Os coldres estão disponíveis apenas na cor preta e podem ser encontrados na Atlas-Taktik ao preço de 179,95 Euros.

PORTA-CARREGADORES UNIVERSAIS

Em se tratando de adaptabilidade às necessidades do atirador, os porta-carregadores Guga Ribas V1 não ficam atrás do coldre Universal. Feitos em Radilon, um polímero reforçado com fibra de vidro, são facilmente ajustáveis través de uma junta esférica. Além disso, podem ser retirados muito rapidamente do cinto, o que pode ser extremamente conveniente para armazenar o material numa viagem mais longa. Com suas placas adaptadoras incluídas os porta-carregadores V1 podem ser ajustados para todos os carregadores possíveis e imagináveis:  desde carregadores de 1911 monofilares, passando por carregadores de 9mm/.40 S&W de alta capacidade até carregadores de 2011 de alta capacidade. Além disso graças aos dois parafusos externos recartilhados a resistência na retirada do carregador pode ser ajustada sem ferramentas. E como nos produtos da empresa Ribas o que interessa acima de tudo é a flexibilidade, temos que ressaltar a possibilidade dos porta-carregadores não terem apenas a posição tradicional paralela ao corpo, mas também poderem ser ajustados em ângulo reto ao corpo. Finalmente, todos os porta-carregadores V1 vêm prontos de fábrica para poderem receber na parte posterior um porta-carregador magnético que também pode ser adquirido. Em menos de um minuto, o imã que vem acoplado a um resistente suporte de metal conecta-se firmemente ao porta-carregador tornando a configuração ainda mais flexível. Este ímã torna-se especialmente útil quando, em um estágio de IPSC, um carregador deve ser recolhido rapidamente e mantido pronto para um uso posterior. Em vez de ter que procurar o porta-carregador standard, o atirador pode simplesmente colocar o carregador no ímã que é suficientemente forte até para aguentar um carregador de 170mm cheio. Como usuário dos produtos Guga Ribas você rapidamente perceberá nos pontos cruciais que lidamos com um profundo conhecedor do assunto – na prática, de atleta para atleta.  Os porta-carregadores estão disponíveis nas cores preta, vermelha, azul, branca e cinza e custam cada um 49,95 Euros. O suporte magnético aparafusável está disponível com suporte prateado, preto ou dourado pelo preço de 44,95 Euros.

COMPANHEIRO DE AÇO

No entanto, nem o coldre mais rápido, nem os melhores porta-carregadores se beneficiarão se forem usados com um cinto inadequado que não mantenha o equipamento no lugar. Por esta razão Guga Ribas, que não deixa nada ao acaso, oferece um cinto de competição de duas camadas. A rigidez do cinto externo chama a atenção desde o primeiro momento. Na verdade, cintos rígidos de IPSC não são novidade, mas ao contrário dos da concorrência, o cinto Ribas não possui inserção de plástico, mas sim de aço. Esse fato oferece a vantagem de que a estrutura do cinto pode ser mais fina enquanto a rigidez na torção permanece a mesma e o conforto no uso aumenta. Os cintos externo e interno são seguramente conectados um ao outro por uma superfície de velcro circundante, sendo que o lado macio do velcro é costurado no cinto interno. Um detalhe inteligente mantem a fivela de velcro do cinto, em formato de túnel e que desliza no cinto interno o que evita a perda da posição. O cinto GR está disponível para os tamanhos de cintura de 90 a 150 cm (de 10 em 10 cm) no valor de 64,95 Euros.

PROTEÇÃO E CONFORTO

Além do Rig, a Guga Ribas oferece também todos os tipos de produtos necessários para o esporte IPSC. Como exemplos, selecionamos a capa para arma, a maleta para munição e a joelheira Guga Ribas. A capa resistente feita de nylon durável protege a arma contra a poeira e a humidade do estande. Graças aos dois zíperes à sua volta ela pode ser rapidamente colocada e retirada.

Proteção de outro tipo é fornecida pelas joelheiras Guga Ribas. No IPSC não é incomum ter que atirar em posição ajoelhada ou deitado, e os joelhos acabam batendo no chão, na terra ou nas pedras. Para não terminar a competição mancando, os atiradores acabam optando por joelheiras de conchas duras que oferecem boa proteção, mas limitam bastante a liberdade de movimentos. As joelheiras da Guga Ribas consistem numa boa combinação de neoprene na parte externa com uma inserção de espuma na parte interna, suficientemente forte para fornecer proteção quando em contato com objetos duros e ao mesmo tempo, tão fina quanto possível a fim de minimizar a interferência nos movimentos. As joelheiras são fechadas por meio de duas tiras de velcro e são colocadas no lugar sem que se tenha que retirar os tênis.

Quem nunca passou por isso? A gente nunca encontra o que precisa na hora por termos tendência a encher nossas bolsas com coisas que nunca usamos. Na verdade, o que precisamos ter à mão tanto na prova quanto no treino são os carregadores e a munição. Uma solução prática para esse dilema é a compacta bolsa baleira que comporta a munição, os carregadores, assim como outros itens essenciais. Todo o resto permanece na bolsa maior que pode ser deixada no carro. A maleta possui lugar para guardar 6 carregadores, dois compartimentos com zíper menores (em cada extremidade da bolsa para objetos de primeira necessidade como documentos e similares), assim como um espaçoso compartimento principal fechado (para munições e mais tarde, cápsulas vazias). Além da alça de mão, a bolsa possui também uma alça mais longa que permite que ela seja confortavelmente transportada no ombro. Pelos preços de 29,95 Euros para a capa, 39,95 Euros para o par de joelheiras e 49,95 Euros para a maleta baleira você pode se tornar proprietário desses itens extremamente úteis.

CONCLUSÕES DA REVISTA

Testamos exaustivamente todos os produtos Guga Ribas aqui apresentados durante várias semanas. O coldre Universal e os porta-carregadores V1 foram testados com uma grande variedade de armas, desde uma monofilar 1911, passando por uma Sig Sauer P320 Full até uma pistola mais pesada na forma de uma CZ Tactical Sports Orange. O ajuste do coldre às respectivas armas foi feito com relativa facilidade e cada vez mais rápido, embora tenhamos que admitir que tivemos alguma demora na primeira vez e conseguimos fazê-lo apenas após minucioso estudo do detalhado e muito bem elaborado manual. Este fato se deve à vasta quantidade de ajustes possíveis pelo fato do coldre poder se adaptar a um número tão grande de armas mantendo o mesmo nível de segurança/confiabilidade. Portanto aconselhamos a ler atentamente o manual de usuário do coldre Universal. Se você levar isso a sério poderá aproveitar o coldre minimalista de IPSC desde o começo e, acima de tudo, por um longo tempo. Prestando um serviço espetacular, a empresa Atlas-Taktik também possui, disponíveis para download,  instruções específicas para o ajuste do coldre aos modelos de armas mais comuns. Com todos os ajustes feitos e depois de ter achado a configuração ideal para seu Rig sua recarga se tornará mais rápida. Outra coisa que também nos agradou muito é que o coldre Universal é surpreendentemente tolerante quanto ao posicionamento em relação ao corpo, tanto para perto como para longe, o que permite um saque seguro em qualquer posição. Resumindo, os produtos Guga Ribas provaram a sua praticidade e são um trunfo para atiradores ambiciosos que estão à procura de equipamentos de alta qualidade para o tiro prático. Tendo em vista a alta qualidade e a versatilidade do coldre Universal e dos porta carregadores V1, os preços estimados também estão em ordem. Finalmente não podemos deixar de mencionar que a Guga Ribas concede a todos os seus produtos uma garantia vitalícia!